sábado, 17 de março de 2012

PROCEDIMENTO ORDINÁRIO NO PROCESSO PENAL





PROCEDIMENTO ORDINÁRIO NO PROCESSO PENAL
O Rito ordinário é adotado quando um crime tiver por objeto, pena máxima cominada igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade, encontra-se fundamentado no art. 394, §1º, I do Código de Processo Penal – CPP. A Lei 11.719/08 pressupõe duas situações: a) que a denúncia não tenha sido rejeitada liminarmente (art. 395 e 396) e; b) que o réu não tenha sido absolvido sumariamente (art. 397). É importante salientar que a expressão "recebida a denúncia ou queixa", conforme organizado na 1ª parte do art. 399, CPP põe fim a um equívoco, pois a acusação já fora recebida antes, na fase do art. 396 do CPP.

Todos os atos de instrução conforme se verifica no procedimento do júri, são concentrados em única audiência, na qual as partes apresentarão, também, as alegações finais orais e o juiz proferirá a sentença. A audiência com fulcro no art. 400 do CPP, deve ser realizada no prazo máximo de 60 dias (embora na prática, ficou demonstrado a inviabilidade, de tal prazo), pouco importando se o réu estiver solto ou preso.

Outra inovação importante foi a adoção do princípio da identidade física do juiz (art. 399, § 2º do CPP), que veio propiciar o indispensável contato físico e visual entre acusado e julgador. Acaba-se assim com a situação extravagante existente anteriormente, onde um juiz interrogava o réu, outro ouvia as testemunhas e um terceiro proferia a sentença. 

A esse respeito Rogério Sanches Cunha (2009, p.146) faz a seguinte colocação: 

[...] louvável a atitude do legislador, que poderia, apenas, ter ressalvado as situações nas quais o princípio será mitigado, a exemplo do que se verifica no CPC, que isenta o juiz que presidiu a instrução de julgar a lide quando estiver "convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado [...]". Nada impede, antes se recomenda, que, por analogia (art. 3º do CPP), se transfira para o processo penal esse dispositivo.

Conforme disposto no art. 399 do CPP recebida a denúncia ou queixa, "o juiz designará dia e hora para a audiência, ordenando a intimação do acusado, de seu defensor, do Ministério Público e, se for o caso, do querelante e do assistente". O § 1º do mesmo dispositivo, alude à requisição do acusado preso para o interrogatório, sendo que essa apresentação fica a cargo do poder público.

Na audiência, os atos processuais seguirão a seguinte ordem: 1) declaração do ofendido; 2) inquirição de testemunhas de acusação e de defesa; 3) esclarecimento dos peritos; 4) acareações; 5) reconhecimento; 6)interrogatório; 7) requerimento de diligência e; 8) alegações finais. Também terá cabimento, a oferta de memoriais, que apresentados, o prazo para o juiz proferir sentença é de 10 dias (art. 403, CPP). Porém, se necessário e ordenado, diligência, tanto de oficio pelo juiz como a requerimento da parte, a audiência será concluída sem as alegações finais, com fundamento no art. 404, e no seu parágrafo único dispõe que as partes apresentarão no prazo sucessivo de 5 dias, suas alegações finais, por memorial, e, no prazo de 10 dias, o juiz proferirá a sentença. 

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1955053-rito-ordin%C3%A1rio-processo-penal/#ixzz2UHcttuU4



16 comentários:

  1. Quanto trabalho!!! Parabéns, já ganhou um visitante assíduo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÊBAAAAAAAAAAAAAAAA... adoro visitantes assíduos!!!
      kkkkkkkkkkkkk
      seja bem vindo!!
      beijos

      Excluir
  2. Tatiane Carvalho5 de junho de 2012 18:54

    AMEEEEEI

    Parabéns pelo trabalho... ajuda bastante a memorizar na vésera da prova =P

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  3. Que bom que amou!!!
    Espero que possa ajudar sempre!
    Beijos,
    Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Finalmente eu entendi! Só desenhando mesmo, porque sempre tive dificuldade em Processo Penal. Muiito obrigada! Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Caramba, resumiu metade do meu semestre. Muito bom, parabéns pelo seu trabalho. virar assiduo

    ResponderExcluir
  6. ESCREVE UM LIVRO , VAI FICAR RICA....TODO MUNDO COMPRA....EU SOU O PRIMEIRO, FIXA MAIS DO QUE ....LEITURAS...SECAS...MUITO CRIATIVA....SEMPRE ENTRO NO SITE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, o primeiro livro está quase pronto!!
      no Natal já estaremos com ele.
      beijos
      Cláudia

      Excluir
  7. Parabéns pelo seu trabalho, clareza é tudo, os autores enchem de besteira os textos e na prática vemos que tudo é diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a ideia dos desenhos é essa: enxergar o todo, sem complicações.
      beijos
      Cáudia

      Excluir
  8. DESCOBRI SEU SITE HJ E AMEEEEI!!
    NÃO VIVEREI MAS SEM VISITÁ-LO!! rsrsrsrsrsr
    TERIA PROCEDIMENTO ORDINÁRIO DO PROCESSO CIVIL??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EBAAAAAAAAAAAAAA
      ADORO VISITAS!!!
      Ainda estou com o procedimento ordinário no processo civil rascunhado, mas logo logo sai.
      Beijos
      Cláudia

      Excluir